Felicidade = realidade – expectativa

Hoje vou escrever sobre algo que nem sei direito o motivo, porém como ultimamente tenho pensado bastante nessa regra acredito que tenho algumas considerações para fazer sobre o assunto.

Fui com alguns colegas de trabalho ao cinema olhar Capitão América – Guerra cívil, e na saída lembrei de uma frase que não lembro onde ter escutado –  “Felicidade é o valor que sobra quando se tira a expectativa da realidade.” Não lembro quem foi o autor ou a placa do caminhão em que essa frase estava escrita, mas meio que me fez refletir refletir na hora. Basicamente por que pensei que o filme ia ser do caralho mas ele somente foi bom. Ao mesmo tempo que odiava o homem aranha, o que no mesmo filme foi uma coisa revertida de forma espetacular.

Mas a questão é, por que e como isso aconteceu? Bem, pelo nome do artigo não preciso explicar qual foi a métrica que eu apliquei para tentar descobrir a resposta. Exemplo, como eu odiava o homem-aranha podemos considerar que minha expectativa era 0 ou mesmo negativa quanto ao personagem, então tudo o que foi exibido mesmo não sendo excelente mas apenas bom já foi o suficiente para deixar minha alegria bem alta em relação a isso. Já quase o contrário aconteceu em relação ao filme, como minha expectativa era bem alta, mesmo o padrão do filme sendo muito alto o filme foi apenas rasoalvemente bom, que é o que sobra quando se tira uma expectativa bem alta de uma realidade muito alta.

Óquei, que grande porcaria essa fórmula que você aplica pra saber como as pessoas classificam filmes Pablo, tudo bem, penso o mesmo. A questão é, essa fórmula pode ser aplicada a qualquer parte de nossa vida, desde uma tarefa no trabalho, um livro, ou mesmo o relacionamento com alguém. Busque na sua memória, a maioria dos encontros que te marcaram foram os que não estavam planejados ou os que aconteceram sem expectativa? Talvez até as coisas que você realizou na sua vida das quais você mais se orgulha, surgiram em projetos que você não depositou muita expectativa, e que você tenha começado apenas para passar seu tempo ou por algum outro motivo?

Não importa o como ou porque, esse padrão está lá na maioria das vezes. O que podemos aprender com isso é, nunca espere grandes coisas das pessoas ou de momentos, a principio essa mensagem parece negativa e/ou depressiva, porém a longo prazo ver as coisas por essa perspectiva se torna muito vantajosa por que quanto melhor for a nossa vida mais vamos ser felizes por ela se esperarmos pouco.

Explicação voltada para a sociedade capitalista. Se eu esperar estudar muito, trabalhar mais ainda e no final da minha vida for multimilionário com muitas empresas e etc e na realidade no fim da vida eu ter “apenas” uma empresa bem sucedida e dois milhões em patrimônio talvez eu seja feliz. Mas apenas feliz. Já se eu pensar em estudar o que gosto, e fazer meu trabalho bem feito quando conseguir oportunidade de lhe aplicar em algo, e no final da vida conseguir a mesma empresa bem sucedida e um milhão em patrimônio liquído. Quase certamente estarei muito feliz por minhas conquistas.

Como a maioria das vezes, não existe certo ou errado, bonito ou feio, tudo é apenas uma questão de ponto de vista. Assim como para os moradores de rua, que enchergam como rico outros moradores de rua que tem pelo menos uma carroça para recolher lixo (pense sobre isso).

That’s all folks.
Deixe um comentário

