Projeto A.R.M.A.S.

Hoje irei abordar o projeto A.R.M.A.S.  – Alimentação, Respiração, Meditação, Atividade física e Sono. Fiquei interessado ao ouvir esse episódio do guncast. Porém em um primeiro momento não achava tão empolgante e/ou eficaz, pois na minha cabeça isso iria me consumir tempo em que eu poderia investir em outras atividades, também achei que iria gastar algum dinheiro a mais investindo em professor de meditação e em uma alimentação mais saudável.

Depois de refletir um pouco e começar a ter contato com pessoas que meditavam comecei a pensar sobre isso, minha namorada falou que isso poderia me ajudar com a ansiedade e então eu dei uma chance para ideia de perder 10 minutos todos os dias sem fazer absolutamente nada esperando algum retorno, e esse foi o primeiro passo. Depois de alguns dias meditando e percebendo um efeito singelo naquilo, resolvi dar uma chance para o pacote inteiro, foi quando me lembrei do projeto A.R.M.A.S. e tentei incorpora-lo

A partir disso comecei a regular meus horários de sono, toda noite durmo de 7 até 9 horas, o que é uma grande evolução para quem passou boa parte do último semestre dormindo de 4 a 5 horas por noite em média. Ter um sono melhor, combinado com o a meditação me ajudou a diminuir um pouco minha falta de atenção nas coisas e também reduziram muito a minha ansiedade. Outro fator que diminuiu a ansiedade e multiplicou o foco foi o cortar o café da minha dieta. Tomava em média 600 ml de café por dia, pensando que ficaria mais ativo durante o dia, porém quando estava com esse hábito não havia percebido as coisas prejudiciais. Ao larga-lo tive dificuldade para ficar acordade durante o final da manhã e inicio da tarde por quase dois meses. Isso tudo por que acredito que o meu corpo necessitava de cafeina para manter meus hormônios em níveis corretos (o que claro, é um desequilibrio). Como li no livro o poder do hábito que depois que formamos hábitos não podemos elimina-los, apenas substituilos, então procurei trocar o café sagrado por chá.

Os exercícios são outro ponto, voltei a fazer acadêmia, em média 4 vezes por semana e pedalar em três ou dois momentos (apesar de eu não ter feito o pedal na duas últimas semanas), a acadêmia me ajuda a ter energia durante o dia caso eu frequento pela manhã, e quando vou a noite tenho um sono muito mais agradável. No meu tempo livre entre as minhas atividades costumo correr, mas isso está bem raro ultimamente.

Além disso em relação a alimentação inclui muitas frutas, iogurte e granola e esses tipos de grãos, que além de serem mais saudáveis que o monte de lanches e bolachas  que eu consumia antes, ainda sai mais prático na questão de tempo e barato pro meu bolso.

Estou a praticamente um pouco mais de um mês nesse projeto, estou me sentindo melhor e com muito mais facilidade me focar nas atividades que tenho que cumprir, além de estar com um humor muito mais regular do que eu tinha antes. Sem dúvida nenhuma o troféu de mudança catalisadora para melhorar meu dia-a-dia vai para a meditação. Para quem quiser começar recomendo os apps breathe e headspace, que te guiam no inicio, além de motivar a voltar, pela gamificação no começo das práticas (que é quando os resultados são poucos e se precisa de um estimulo externo). De acordo com os dados de ambos tenho em +- 7 horas em um mês e meio de prática o que resulta em uma média de dez minutos investidos por dia, as vezes faço mais, as vezes menos. A regra que aplico é, quanto mais corrido meu dia e mais coisas para fazer, mais eu tento encontrar um segundo momento para meditar além de ao acordar. E isso costuma deixar meu cerébro com maior facilidade para executar as tarefas do dia-a-dia.

Esse é meu breve relato de como a mudança de hábitos tem me ajudado a ser mais produtivo e principalmente, aumentado meu equilibrio mental, irei atualizando meus avanços e ou impodimentos sobre esses projeto assim que julgar necessário.

That’s all folks.

 

 

 

.

 

Um comentário sobre “Projeto A.R.M.A.S.

  1. Bem interessante…

    O meu mais desequilibrado do ARMAS é a meditação.
    Valeu pelas sugestões de aplicativos.

    Apesar que o sono ainda to tentando regularizar, caso parecido com o seu. Dormia bem pouco e tentando estabilizar em 8h.

    Quanto ao café, em horário e quantidade certas, não há problemas.
    O café trás ótimos benefícios ao corpo também, novamente, em quantidades certas. Acho que menores do que 600 ml 🙂

    Bacana sua experiência e continue firme nesses novos hábitos!
    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

